Viva o Dia da Tolerância e a Negociação de Conflitos

COMPARTILHE

Hoje, dia 16 de novembro, comemoramos o Dia Internacional da Tolerância.

A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 1996, exatamente um ano após a aprovação da Declaração de Princípios sobre a Tolerância, que havia sido aprovada no dia 16 de novembro de 1995, na Conferência Geral da UNESCO.

Conforme consta no art. 1º do Documento, “a tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo…A tolerância é a harmonia na diferença.”.

Os entusiastas da Resolução de Disputas sabem que tolerância, paz e consenso são expressões que não podem ser separadas.

Essa compreensão fica bastante clara já no Preambulo da Declaração de Princípios sobre a Tolerância, ao dispor que “Nós os povos das Nações Unidas decididos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,… a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana,… e com tais finalidades a praticar a tolerância e a conviver em paz como bons vizinhos”.

Tal compreensão indica a manifesta relação entre tolerância e paz.

Portanto, para os militantes da causa da Resolução Adequada de Disputas, o Dia da Tolerância merece atenção e comemoração especial.

E que cada vez mais saibamos exercer a sabedoria da “harmonia na diferença”!

PS: para saber mais sobre Negociação voltada à Solução de Conflitos Trabalhistas, tendo contato com conceitos e construções como técnicas de negociação e estratégias de negociação, avalie o Curso de Negociação Trabalhista para Advogados no link a seguir:

Bons acordos!

RELACIONADOS

técnica negociação policial bom policial ruim negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Técnicas de Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO DO POLICIAL BOM E RUIM

Como funciona a técnica de negociação de conflitos e negociação trabalhista do policial bom e ruim Você conhece e sabe como funciona a técnica de

diferença de mediação e conciliação negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Ética e Aspectos Jurídicos sobre Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

DIFERENÇA ENTRE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

A importância da distinção entre conciliação e mediação para a negociação de conflitos e negociação trabalhista Você sabe a diferença entre os conceitos de conciliação