https://negociacaotrabalhista.com.br/https://negociacaotrabalhista.com.br/curso-negociacao-trabalhista-2-0/

Princípios da Persuasão em Negociação de Conflitos Trabalhistas: Compromisso e Coerência

negociação trabalhista princípios da persuasão cialdini compromisso e coerencia

COMPARTILHE

Como usar o princípio do Compromisso e Coerência em Negociações Trabalhistas

Você conhece o princípio da persuasão denominado compromisso e da coerência e sabe como pode ser utilizado em negociações voltadas à solução de conflitos?

O princípio do compromisso e coerência consiste numa das construções que fazem parte do conjunto de princípios da persuasão sistematizados pelo psicólogo social Robert Cialdini, uma das maiores referências no mundo sobre o estudo de processos de persuasão.

Esse conjunto de construções pode ser de grande utilidade em negociações voltadas à solução de conflitos trabalhistas.

O princípio do compromisso e da coerência parte da ideia de que o comportamento incoerente tende sempre a ser algo indesejável. Isto é, temos uma tendência a evitar uma imagem de pessoa incoerente.

Isso tem inclusive um sentido evolucionista e funcional. Ou seja, uma pessoa incoerente tende a não ser confiável, e alguém que não é confiável tende a ter dificuldade para convivência e aceitação no grupo social.

Mas como podemos usar a estratégia de compromisso e coerência numa negociação para a solução de um conflito? Vamos a um exemplo prático e simples!

Quando começa a negociação você diz para a outra pessoa que que está comprometido em se esforçar ao máximo para buscar o acordo, e que quer saber se pode contar com a boa vontade e empenho dessa outra pessoa.

Naturalmente que a resposta tende a ser “sim”.

Teoricamente, nesse momento você comprometeu a pessoa.

Quando chegar um momento em que é preciso que se faça uma concessão e há dificuldade e resistência, você coloca na mesa que ela havia se comprometido a ter boa vontade, e diz que não aceitar fazer a concessão significa quebrar o compromisso que ela fez.

Isso tende a ter um efeito poderosíssimo, até mesmo de forma inconsciente.

Bons acordos!

RELACIONADOS

técnica negociação policial bom policial ruim negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Técnicas de Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO DO POLICIAL BOM E RUIM

Como funciona a técnica de negociação de conflitos e negociação trabalhista do policial bom e ruim Você conhece e sabe como funciona a técnica de