Negociação Trabalhista: Técnica de Negociação do Bode na Sala

técnica de negociação trabalhista do bode na sala

COMPARTILHE

Você conhece a Técnica do “Bode na Sala”?

A terminologia dessa Técnica de Negociação, que está prevista em muitos manuais de negociação de conflitos, tem origem numa parábola, na qual um sujeito que estava muito incomodado com a vida vai se queixar a um sábio, o qual lhe recomenda, sucessivamente, que coloque um bode na sua sala, depois uma vaca na cozinha e depois galinhas no quarto. Em seguida o sábio lhe orienta e remover todos os animais, deixando para remover por último o bode que estaria na sala. Na medida em que os animais vão sendo removidos experimenta-se uma sensação de alívio e bem estar.

Portanto, o que está por de trás dessa Técnica de Negociação de Conflitos é simplesmente uma lógica de apresentar dificuldades, restrições ou obstáculos, para removê-los em seguida em forma de concessão.

Se formos pensar na Psicologia Comportamental, isso pode ter um sentido de contingência de reforço negativo, o que consiste na remoção de um estímulo aversivo do ambiente.

Uma forma razoavelmente comum de uso da Técnica de Negociação do Bode na Sala corresponde à apresentação de obstáculos quanto ao pagamento do acordo, para depois se buscar concessões quanto ao valor.

Podemos considerar também que a postura de apresentar um valor muito distante para depois fazer concessões gradativas se enquadra nessa técnica.

Se você vai usar essa técnica de negociação tenha muito cuidado com o tamanho dos obstáculos que vai colocar na mesa, considerando ao menos dois motivos: (1) risco de cair na armadilha da distância acentuada entre propostas; (2) perder a credibilidade ao se ver obrigado a retirar esse “bode”.

E se você percebe que está sendo vítima de um bode na sala, há ao menos dois caminhos: (1) mudar o modelo de negociação, tentando impor um jogo mais cooperativo; (2) tentar tirar o “bode” da mesa. Naquele exemplo do parcelamento exagerado, a ideia seria evitar que essa discussão sobre a forma de pagamento contamine o debate sobre o valor, isolando o bode.

Portanto, cuidado com os bodes que surgem na mesa de negociação.

Bons acordos!

RELACIONADOS

técnica negociação policial bom policial ruim negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Técnicas de Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO DO POLICIAL BOM E RUIM

Como funciona a técnica de negociação de conflitos e negociação trabalhista do policial bom e ruim Você conhece e sabe como funciona a técnica de

diferença de mediação e conciliação negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Ética e Aspectos Jurídicos sobre Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

DIFERENÇA ENTRE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

A importância da distinção entre conciliação e mediação para a negociação de conflitos e negociação trabalhista Você sabe a diferença entre os conceitos de conciliação