Técnicas de Negociação Trabalhista: Técnica de Negociação da Escuta Ativa

escuta ativa técnica de negociação trabalhista negociação de conflitos

COMPARTILHE

Como usar a Técnica de Negociação de conflitos da Escuta Ativa

Você conhece a técnica de negociação de conflitos da escuta ativa e sabe como pode ser utilizada em negociações trabalhistas?

Talvez essa seja uma das poucas técnicas de negociação que conta com um elevado nível de consenso quanto à sua terminologia.

A técnica de negociação da escuta ativa é de grande importância, inclusive sendo bastante trabalhada nos cursos voltados à formação de mediadores e conciliadores.

Para explicar a técnica da escuta ativa podemos pensar no seu oposto, que seria a escuta passiva ou escuta inativa.

Imagine uma situação na qual você esteja conversando com uma pessoa e ela está olhando no celular, vendo Whatsapp, redes sociais, e até mesmo reagindo com expressões faciais quanto ao que está vendo no celular.

E as vezes ainda tem a “cara de pau” de dizer algo do tipo: “pode continuar falando que eu estou olhando aqui, mas estou ouvindo”.

Essa é a típica escuta passiva, que ousadamente e por minha conta eu chamo de inativa.

Como se sentiria quando isso acontece? Bem? Você sente acolhimento?

Agora imagine que você está falando sobre algo muito importante, como é o caso do contexto de uma conversa voltada a negociar a solução de um conflito.

Portanto, utilizar a técnica de negociação da escuta ativa é o oposto disso.

Fazer escuta ativa significa ter como foco atencional a outra pessoa e a sua manifestação. Mais do que isso, sinalizar e mostrar para essa outra pessoa que estamos direcionando nossa atenção para ela.

Podemos mostrar que estamos fazendo escuta ativa ao direcionar o olhar para a outra pessoa ou mesmo fazendo anotações, por escrito ou de forma digitada, mas de modo que a pessoa perceba que o que estamos anotando diz respeito ao que ela está dizendo.

Por fim, aproveito para lembrar que nos dias atuais atenção tem se tornado um recurso muito valioso.

Não só porque vivemos a sociedade da atenção dividida, com diversos estímulos que nos são disponibilizados, a começar pela tecnologia, mas também porque temos nos tornado cada vez mais pessoas carentes e psicologicamente frágeis.

Não é preciso lembrar que a depressão é uma das grandes doenças do nosso tempo.

Isso significa que se você adotar a técnica de negociação da escuta ativa numa negociação, pode ser que a única ocasião naquele dia ou naquela semana que a pessoal com a qual dialoga recebeu atenção direcionada foi naquele momento.

Pense nisso!

Bons acordos!

RELACIONADOS

técnica negociação policial bom policial ruim negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Técnicas de Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO DO POLICIAL BOM E RUIM

Como funciona a técnica de negociação de conflitos e negociação trabalhista do policial bom e ruim Você conhece e sabe como funciona a técnica de

diferença de mediação e conciliação negociacao de conflitos negociação trabalhista curso de negociação para advogados
Ética e Aspectos Jurídicos sobre Negociação de Conflitos e Negociação Trabalhista

DIFERENÇA ENTRE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

A importância da distinção entre conciliação e mediação para a negociação de conflitos e negociação trabalhista Você sabe a diferença entre os conceitos de conciliação